Dicas de Preparação para Concursos

Atualizado: Fev 4

Você, psicóloga(a), vai começar a estudar para concursos e não sabe como? Nesse artigo, eu vou oferecer 3 dicas para ajudá-la(o) a dar os primeiros passos em direção a sua aprovação! Vem comigo?




DICA 1: Selecione a sua área de interesse

O universo dos concursos é repleto de possibilidades. Você precisa conhecer mais sobre si mesmo. Saber quais são seus valores, interesses, habilidades e onde você quer trabalhar é fundamental para sua tomada de decisão. Ter clareza sobre os critérios de escolha pode oferecer melhores condições para iniciar e se comprometer com os estudos para concursos.




DICA 2: Colete informações

Para além do autoconhecimento, é necessário realizar uma pesquisa sobre as oportunidades de trabalho no setor público. Procure por editais dos órgãos públicos mais correspondentes aos seus interesses e informe-se sobre os pré-requisitos do cargo, a carreira, a remuneração, a jornada de trabalho, o conteúdo e as características do trabalho a ser desenvolvido.



DICA 3: Organize a sua rotina de estudos

Com autoconhecimento e informações em posse, você já está preparado para iniciar seus estudos. Lembre-se de organizar a sua rotina de estudos: defina o número de disciplinas, o número de horas disponíveis para estudos, o ambiente e os materiais didáticos a serem utilizados.




Sobre a autora do artigo:

Monique Arantes Guimarães é psicóloga (CRP 06/156208) e mestra em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) pela Universidade de Brasília (UnB).